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Como fazer promoção na loja

Analisar, implementar e monitorar são elementos essenciais para o sucesso de uma campanha promocional!
No varejo, a chave para o sucesso é oferecer o produto certo no lugar certo, na hora certa e obtendo lucro, portanto, a promoção básica e bem feita no ponto-de-venda é decisiva para o sucesso das vendas. O objetivo principal da promoção de vendas é aumentar o nível de faturamento da loja, ou seja, é aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado. Mas isso não quer dizer que não possa atender a outras necessidades do negócio, como atualizar/ampliar o cadastro de clientes, pesquisar aspectos importantes sobre o consumo dos produtos, demonstrar como usá-los, testar lançamentos, girar o estoque etc. Na maioria dos casos, as promoções de varejo não dependem de grandes investimentos, pois o mais importante meio de comunicação da promoção de vendas é a própria loja, portanto o revendedor deve explorar pontos quentes do ponto-de-venda para divulgar os produtos e/ou serviços em promoção. Esses pontos quentes, também chamados de espaços nobres, são áreas de maior fluxo de consumidores (maior tráfego), ou seja, são as áreas em que os produtos são mais vistos dentro e fora da loja. Os pontos ideais para a realização de ações promocionais são nos corredores centrais, colunas e área de chão, sempre deixando os produtos expostos através de algumas ferramentas de merchandising, como ilha de produtos, vitrines, displays e sinalizações promocionais. Outra dica importante que deve ser considerada numa ação promocional é que a maioria das pessoas no ponto-de-venda tendem a virar à direita. Na verdade, 80% ou mais vão virar à direita, portanto, vale explorar o lado direito da loja ao realizar uma promoção de vendas. Vale lembrar que as áreas promocionais devem ter os produtos limpos e reabastecidos, sendo trocados periodicamente. Além disso, devem receber algum tipo de sinalização promocional (placas, cartazetes, adesivos de chão etc.), ou seja, deve destacar que se trata de um ponto de promoção ou lançamentos de produtos na loja. Contudo, é importante destacar que materiais de comunicação demais acabam se tornando uma confusão visual, portanto, a sinalização deve ser clara e objetiva e estar localizada em pontos que não bloqueiem a visão das principais áreas da loja. Outro ponto relevante é que a promoção deve proporcionar ao cliente da loja um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento. Portanto, não se deve prolongar uma campanha por muito tempo, pois o benefício adicional pode incorporar-se ao produto ou serviço, reduzindo o impacto e os resultados da ação promocional. Contudo, no varejo da construção pode-se repetir uma ação promocional várias vezes com intervalos de tempo preestabelecidos, pois o consumidor constrói no máximo duas vezes durante a sua vida, sendo assim, a promoção pode ser uma novidade na revenda, mas com certeza não será para o cliente da loja. Vale destacar que ao término de uma campanha promocional, o revendedor deve retirar todas as peças de comunicação do ponto-de-venda, pois além de envolver questões legais, o “momento” fica ultrapassado. Afinal, o maior objetivo da ação promocional é chamar a atenção do cliente da loja para a promoção do momento. Juliana Botacin - Coordenadora da Central do PDV da Tigre
Publicado em 15 de março de 2007 por Equipe ConstrucaoTotal
 
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